ESTAÇÃO SERRINHA

RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN)

A vocação será para uso turístico, recreativo e educacional de aproximadamente 20 hectares (208.444,40 m²) na região das Escarpas Devonianas entre 1º e o 2º planalto Paranaense, no Bugre às margens do Rio Iguaçu no Município de Balsa Nova, Comarca de Campo Largo no sitio turístico e histórico da antiga Estação Serrinha, distante 16 km do centro de Campo Largo.

Mecanismo proposto: Criação e demarcação de uma gleba (30 lotes de 1.000 m²) cada que serão postos à venda, onde poderão ser construídos chalés de campo, dentro do Padrão estabelecido pelo Condomínio respeitando a fauna e flora locais.

Este Condomínio ficará responsável em gerir os outros 17 hectares de mata, cascata, córrego, nascente, trilhas para caminhada, plantios, reflorestamento e caminho de acesso ao Rio Iguaçu, bem como disponibilizar infra-estrutura e conceder acesso ou viabilizar parcerias com intuito de facilitar às ONGs que realizem trabalhos do Rio Iguaçu dentre os quais, limpeza, monitoramento, coleta de dados, repovoamento de espécies, etc.

Também poderão ser desenvolvidas atividades vinculadas ao eco turismo, como locação de chalés, caminhadas, rapel na cascata, tirolesa, banhos na piscina natural, passeios de barco e caiaque e a pesca desportiva em área delimitada.

Na pré-venda os lotes serão comercializados a R$36,00 o m² divididos em 36 parcelas mensais e reservados através de contrato de intenção. Atingido o número mínimo de 16 lotes compromissados será instituído a Associação e formalizada a venda onde o comprador terá adquirido um lote de 1000 m² para uso pessoal e a responsabilidade de geris 208 mil m² no total de Regime de Condomínio. Você compra 1000 e ganha mais 1/30 avos dos 168.000 restantes, ou seja, mais 5.600 m² de graça.

Os passos posteriores serão desenvolvido pela Associação de decididos em Assembléia de acordo com o Estatuto inicial estabelecido, podendo o mesmo ser alterado para maioria.

A Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS E VISITA